Boa Vista do Gurupi - Terca-Feira, 24 de Outubro de 2017

Gentílico: boa-vistense

Havia uma vila chamada Gurupi na qual há muitos anos atrás só existia mata.

Em 1962, um homem chamado Miguel de Paiva, natural do estado do Pará, chegou neste lugar habitado por poucas famílias. As casas eram de taipas e palhas, as pessoas sobreviviam da pesca e da caça. Com o passar dos anos esta vila foi se desenvolvendo e aumentando o número de habitantes, formados pela miscigenação do branco, negro e índio.

Também em 1962 chegou o padre Luciano que celebrou a 1º missa debaixo de uma mangueira, local onde foi construídas a Igreja Matriz e a casa paroquial, na qual ocorriam cursos de marcenaria, pintura, pedreiro e datilografia.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Boa Vista do Gurupi pela Lei Estadual n.º 6.182, de 10-11-1994, desmembrado de Carutapera e Luis Domingues. Sede no atual distrito de Boa Vista do Gurupi (ex-localidade) de Boa Vista do município de Carutapera. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

fonte: Boa Vista do Gurupi (MA). Prefeitura. 2009.